sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Estilo e requinte na Mostra 4 Elementos/Artefact 2010

AMBIENTES DA MOSTRA


Dezessete ambientes assinados por 28 arquitetos e designers de interiores renomados de Santa Catarina compõem a quarta edição da Mostra 4 Elementos/Artefacto, em Balneário Camboriú. Instalada no Espaço 4 Elementos, na Terceira Avenida, a mostra utilizando a última coleção da marca, com fortes traços sofisticados e contemporâneos.

A tecnologia e a automação residencial são quase unanimidade nos ambientes. Segundo Kelyne Bins de Marco, idealizadora da mostra, o maior desafio é trazer para o mercado as novidades lançadas na Europa e incorporá-las às nossas residências, valorizando o design, a tecnologia e o life style. A Mostra 4 Elementos segue até o final de dezembro, na Terceira Avenida, com entrada livre.



Varanda
Carlos César Correa

As palmeiras adotadas no ambiente criado pelo paisagista Carlos César Correa dão um toque tropical à varanda idealizada para a mostra. Atento à forte tendência dos jardins contemporâneos, o projeto respeita a arquitetura e se torna um coadjuvante da construção, valorizando suas formas e cores. De proporções reduzidas, o ambiente marca a extensão do jardim de forma vertical, permitindo um aumento na vegetação e tornando o espaço mais atraente e aconchegante. A palmeira azul (Bismarckia nobilis), a palmeira solitária\ (Ptycosperma elegans), as diversas cicas (Cicca revoluta), as samambaias e as orquídeas do tipo Cymbidium sp foram as espécies escolhidas para compor o projeto exibindo uma variada gama de cores, formas e texturas.

Sala de estar e jantar
Luciana Blagits e Paulo Rosenstock

Terra, água, ar e fogo foram os elementos usados para compor o espaço da sala de estar e jantar criado pelos arquitetos Luciana Blagits e Paulo Rosenstock. A terra é representada pelo uso da grande bancada em pedra, do piso e paredes revestidos em madeira, pela cascata de samambaias e pelo grande sofá desenhado em couro croco marron. A água está presente na cor turquesa intensa das cortinas e almofadas, no tapete azul profundo e no efeito reluzente do papel de parede do fundo da sala de jantar. O ar é simbólico e aparece no conjunto de prateleiras que parece flutuar no espaço, assim como a mesa desenhada por Guilherme Torres e a luminária Globall de Jasper Morrison. O fogo é vibrante e intenso que trepida na lareira de 1,50m sobre a bancada de pedra. É ele que molda a areia que a transforma em vidro e espelhos que refletem toda a riqueza da composição deste ambiente.




Sala da Lareira
Luana Andressa e Juliana Silva

O ambiente busca um mix entre o estilo clássico e o contemporâneo. O luxo e a sofisticação são conceitos inerentes ao trabalho da dupla de designers que, para compor um ambiente harmonioso, não dispensam um confortável sofá, além de uma pilha de livros e um abajur. Destaque para o lustre e as poltronas clássicas com linhas bem definidas. A lareira, revestida em granito preto fosco, contrasta com os painéis e com as prateleiras em laca auto brilho. Um ambiente para quem gosta de luxo sem abrir mão do conforto, tudo aliado ao aconchego da lareira.




Living
Roberta Zimmermann Buffon
O art deco inspirou este living cheio de cores, nada minimalista, com sopro de Missoni. O trabalho da arquiteta americana Kelly Wearstler também serviu de inspiração para esta nova arquitetura. Peças clássicas brincam com peças art deco, formando uma harmonia na profusão de cores, no trabalho das boiseries e no brilho do dourado. Nas paredes, chamam a atenção painéis em madeira com aplicações de guarnição. Detalhe para o revestimento em palha dourada e couro, e outro em cor de rosa com desenhos geométricos também feitos em guarnição.



Lavabo
Johnny Heuer

O lavabo de linhas contemporâneas, mas com toque único, foi concebido pelo designer para ser funcional sem perder a elegância. Com projetos que são reconhecidos pela identidade própria em seus trabalhos, Johnny Heuer desenvolveu esse projeto com visual futurista, conceitual, claro, dinâmico e limpo. Segundo ele, a principal intenção é passar uma impressão de um ambiente maior do que a realidade de suas dimensões deixam transparecer.





Home Teather
Alessandra e Giovana Deeke

A arte e a tecnologia invadiram este espaço. Com objetivo de aliar o conforto à tecnologia, o home teather conta com sofá retrátil, peça-chave do ambiente. Com desenho moderno, ganha almofadas grandes de tecidos e texturas variadas. Os móveis seguem uma linha reta, em tons neutros. Destaque para a cadeira Lúcio, assinada pelo designer Sérgio Rodrigues. O toque aconchegante da madeira ipê diamante está presente nas paredes e no teto, formando um conjunto agradável com revestimentos como o espelho e o papel de parede. A iluminação automatizada disponibiliza a criação de cenários adequados ao gosto do espectador. Objetos de decoração e obras de arte geométricas e em nanquim completam o ambiente.




Dormitório do casal com home office
Carol Cavichiolli

Um quarto aconchegante para um jovem casal, cujo hobby é viajar. Com todo mobiliário da Artefacto, o dormitório dá destaque para a cabeceira de cama “Beatrice” e para revestimentos atemporais e composições em harmonia com a paleta de cores em tons beges com detalhes em azul turquesa. O papel de parede em palha e dourado e a poltrona clássica dão o charme proposto ao espaço. O ambiente prima pelo conforto, pensando nos gostos pessoais do casal, onde a mulher aprecia a leitura de História da Arte e o homem faz as pesquisas para a próxima viagem no home office. O espaço é integrado ao dormitório pelo aparador formado por cavaletes e o tampo em couro. Os nichos ajudam a organizar as lembranças e livros.





Mostra 4 Elementos
Quando: Até o final de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 17h.
Mais informações: (47) 3361-6060
Entrada livre
Texto e imagem: Luciana Zonta

2 comentários:

Geninha disse...

Um espaço mais bonito que outro.

Bjs!

maezinha disse...

Oi! Lindo trabalho! Sou ceramista, moro em Minas Gerais, no vale do jequitinhonha. Gostaria que conhecesse minhas peças. Ficaria honrada. encantosdobarro.blogspot.com