terça-feira, 10 de agosto de 2010

Toque Oriental

CASA CLAUDIA DÁ DICAS PARA DEIXAR O LAR COM TOQUE ORIENTAL


Artesanato, luminárias e quadros introduzem a beleza tradicional de seus rústicos materiais como linho, bambu, cerâmica e papel artesanal












A edição de julho da revista CASA CLAUDIA traz sugestões de decoração japonesa para a casa, usando móveis, peças e quadros que privilegiem materiais naturais pertencentes à sua milenar cultura, como bambu, musgo, madeira, linho e pinturas de cinzas vulcânicas.
Para proporcionar conforto aos ambientes, o material mais usado é a madeira. Presente em pisos, mesas e estantes, compõe um ambiente minimalista, porém aconchegante. Tatames são usados para cobrir o chão, já que na cultura oriental o hábito é deixar os sapatos fora de casa.
A natureza também se faz presente nos acabamentos de bambu e palha, que podem ser usados tanto na área interna como externa na casa. A estética japonesa privilegia um tipo de beleza singela, que respeita as marcas do tempo e o rústico — exemplo disso é a escolha por preservar o musgo sobre os tijolos nos jardins, harmonizando com os grandes vasos de bambus.
Peça-chave no legado de toda uma tradição cultural, o artesanato ganha um destaque à parte. A CASA CLAUDIA mostra como valorizar o essencial sem excessos, como as luminárias confeccionadas com o washi, papel hiperfino e translúcido produzido na ilha há 1,3 mil anos, que trazem leveza ao ambiente e podem ser montados com diversas formas.

A reportagem também explica que ter uma peça de cerâmica japonesa em casa não é apenas contar com um objeto útil: antes de mais nada, é possuir uma obra de arte. Cobiçadas por colecionadores, vários artigos são originalmente revestidos de um esmalte feito à base de cinzas vulcânicas. CASA CLAUDIA mostra que, no Brasil, é possível encontrar peças como essas a preços acessíveis, confeccionadas com matérias-primas nacionais.
A CASA CLAUDIA de julho também traz sugestões de como mudar os ambientes usado apenas tecidos e dicas de decoração para as paredes ganharem mais destaque em casa.

Texto e Imagens: Caio Martins

Um comentário:

Anônimo disse...

Nice fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.