sábado, 17 de abril de 2010

Container é utilizado para ambientar loft na Casa Cor Santa Catarina

Ainda pouco utilizado no Brasil a ideia é promissora e sustentável.





Em tempos em que a sustentabilidade é uma das prioridades as propostas de casas que utilizam contêineres marítimos são ideias promissoras. Um dos ambientes da Casa Cor Santa Catarina pretende trabalhar este conceito, o Container Loft do Arquiteto, sob responsabilidade dos arquitetos Lívia Ferraro e Lair Schweig.

As vantagens da utilização deste produto são muitas, além da fácil instalação, o desenho da fundação torna-se mais barato por utilizar menos material. Outro ponto positivo é que os ambientes podem ser facilmente deslocados, diferente das casas tradicionais. O aproveitamento dos contêineres envolve os processos de tratamento corrosivo e térmico, por conta da utilização de ferro na estrutura. Neste ambiente, o piso de PVC também é um dos destaques.

Foi estimado que 85% dos materiais de construção utilizados em contêineres sejam reciclados. Ecológico e sustentável, o Container Loft do Arquiteto procura atender jovens casais e serve de sugestão para casas de praia e de campo.

Imagens e texto: Casa Cor

4 comentários:

Geninha disse...

Nossa que legal! Será que ele se inspirou nos trailers?

Bjs!

ANA LÚCIA disse...

Muito interessante o conceito e serviria muito bem para atender pessoas carentes, já que o custo benefício é menor. E com bom gosto e imaginação moradias assim ficam "lindinhas".
Abçs,
Ana

Talma disse...

Taí uma coisa da qual eu gosto!
A curiosidade fica por conta dos detalhes técnicos:
E água e esgoto?
E frio e calor?
E para pregar um quadro?
Mas adorei o espaço.

The lOfT disse...

Noutro dia assisti a um programa que mostrava exatamente habitações em conteiners na Holanda. Um pouco mais afastadas dos locais mais valorizados e mais atrativas a estudantes e pessoas procurando alternativas mais baratas. A idéia do loft foi bem criativa assim como também podem ser outras disposições do mesmo material, criando "casas" até maiores.