quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Decoração de Natal!!





Se receber é uma arte, decorar um ambiente também. É preciso mais do que instinto e conhecimento para adequar um local ao gosto de seus efetivos usuários e visitantes. Como em todas as artes, é uma tarefa que requer aguçado sentido de percepção e de doação. Para a decoração de Natal não poderia ser diferente e ainda é preciso uma sensibilidade redobrada para extrair do ambiente as informações exatas e torná-lo agradável sem exagero, já que diferentes pessoas da família vão usufruir dele. Algumas coisas são básicas para o Natal e qualquer pessoa pode fazer uma decoração para a sua casa sem medo de errar. Como as cores, por exemplo, o verde e o vermelho são tradicionais e em qualquer circunstância estarão sempre corretos. O verde simboliza renovação, regeneração e esperança e o vermelho fogo, poder e amor divino. Outra opção também bastante utilizada é a aplicação do dourado que está associado ao sol, a luz e a sabedoria, mas esta já requer maiores cuidados para não pender ao exagero. Guirlanda na porta, anjos na árvore ou sobre a mesa e velas espalhadas nos aparadores também são de praxe e niguém vai pecar com estes detalhes. Para dar um toque de requinte ao visual é só usar taças ou vasos de vidro para colocar as velas. E se você não quer errar de maneira nenhuma, descarte as opções de flores artificiais que não transpareçam naturalidade e sejam cheias de gliter ou imitação de orvalho. Uma alternativa mais ousada para a sua decoração é usar o espelho em conjunto com as velas, trabalhar o efeito duplicado da chama para criar uma iluminação agradável, diferente e aconchegate. E na mesa da ceia nada de extravagância, já bastam as delícias da culinária natalina. Hoje em dia há muitos tipos de decoração que dão margem à utilização de diversas opções, mas como ensina a arquiteta e decoradora Natacha F. Dal Pino Zanchi, "Uma toalha branca não compromete e pode ser utiizada em qualquer ambiente em materiais como linho, algodão, richilieu ou mesmo aquelas de plástico rendadas, se a pessoa souber usar fica ótima, além de ser à prova de maõzinhas meladas de guloseimas".

Tendência - Os bichos de pelúcia estão por toda parte na decoração natalina este ano, principalmente na árvore de Natal. Papai noel, bonecos de neve e ursos de diferentes cores, formas e tamanhos. Pendurados nas árvores junto a laços, estrelas e botinhas de tecido são um verdadeiro espetáculo para a visão e a imaginação infantil, eles dão um ar de união familiar ao ambiente, típico do espírito de Natal. Outra dica para sair do tradicional este ano é substituir a bola de natal antiga por uma de isopor revestida de tecido. Tanto pode se utilizar uma mistura de diferentes tons e estampas, quanto seguir um mesmo padrão aliado a laços que complementem o visual da árvore. O gostoso é que o Natal é uma festa de todos e a decoração natalina não tem classe social, o mais importante é a confraternização familiar em um ambiente decorado com amor. Há várias opções de enfeites natalinos feitos de material reciclável e como afirma Natacha, "A garrafa pet é revolucionária, são incríveis as coisas que se pode fazer com ela. O brasileiro, em geral, é muito criativo e por não ter uma condição financeira que o permita adquirir produtos prontos acaba encontrando alternativas econômicas para decorar".

Dicas úteis: - Cuidado na hora de escolher sua árvore de Natal. Observe se os galhos são firmes, pois se forem moles não vão suportar o peso dos enfeites e vão abaixar. - Presépio não substitui a árvore de Natal, ela é essencial. Mas ele complementa a decoração além de ser charmosos e simbólico. - Para manter a decoração da árvore sempre nova gastando pouco, compre enfeites neutros, com gliter, e troque sempre os laços de fita por outra cor. Será a mesma árvore, mas com aspecto novo. - Em ambientes pequenos como apartamentos e escritórios ou mesmo casas menores opte por uma árvore pequena de mesa ou aparador, com cerca de 50 a 60cm, mas não deixe de enfeitar o ambiente. - A maioria das pessoas procura por detalhes picados nas compras para composição da decoração de Natal. Mas para grandes reuniões famíliares é uma boa medida optar por um projeto de decoração específico, que considera aspectos que as pessoas comuns não levam em conta como o aproveitamento de espaço. Aguns símbolos natalinos:

Árvore de Natal - A árvore é um símbolo da vida. Por isso nada melhor do que ela para marcar o nascimento de Jesus.

Guirlanda - Também chamada de Coroa do Advento, ela é feita de ramos de cipreste ou abeto, costuma ter como enfeite uma fita vermelha que simboliza o amor e indica a presença de Jesus no lar. Bolas - Simbolizam os frutos de Jesus e representam talento, amor, compreensão e boas ações.
Texto tirado do site: Cuide-se Bem

6 comentários:

Talma disse...

Oi flor, adorei o post...aliás, adoro todos. Nem sempre consigo tempinho hábil para deixar comentários, mas sempre venho dar um cheiro, respirar suas dicas. Bom final de semana!
Beijocas!

Viviany disse...

Adorei ... quanta dica legal !!!
Bjão*

.. disse...

Sil, estas recomendaciones siempre nos vienen bien a la hora de decorar de Navidad nuestros hogares, gracias!!♥♥ besos..

Margaretss disse...

amei as dicas...com certeza vou lembrar de todas na minha decoração. beijos e tenha uma otima semana.

Anônimo disse...

cuidado para não copiar os textos de outras pessoas...

dollystar disse...

Amei tudo aqui, parabéns, Dolly